Tecnologias para uso Acadêmico

Esse artigo orienta sobre o uso de ferramentas de tecnologia para que seja possível o apoiar professores e alunos.

aula remota

Sumário

Ambientes para educação a distância

Reuniões / Aulas

Interação com grupos / Equipes

Biblioteca / Repositórios


Acesse o catálogo de serviços da STI / Unifesp e obtenha informações sobre todos os serviços que a STI disponibiliza para a comunidade acadêmica.

Em caso de dúvidas, a STI/Central de Serviços e Divisões de TI dos Campi estarão disponíveis para atendimento através do Sistema de Atendimento: atendimento.unifesp.br

Em caso de problemas com acesso à intranet entrar em contato com a Central de Serviços de TI no telefone (11) 5676-4656 / (11) 5089-9222

Ambientes para educação a distância

Moodle:
Para atendimento da demanda, a Unifesp disponibilizará mais algumas oportunidades para solicitação de Moodle. Nos períodos abaixo, os docentes poderão indicar interesse para criação de moodle para as Unidades Curriculares em que seja responsável:
https://grad.sead.unifesp.br/mod/forum/user.php?id=9

Períodos de Solicitação das 00h até 26h59 dos dias:

  •     18/03/2020
  •    20 a 22/03/2020
  •    24/03/2020
  •    26/032020

Ressaltamos que:
- é necessário o cadastro prévio dos RFs (registros funcionais) e respectivas cargas horárias do corpo docente na pasta verde, inclusive do responsável pela UC, para que a mesma seja exibida no formulário;
- Os alunos regularmente matriculados serão vinculados automaticamente
- a indicação de interesse EaD deve ser realizada por todos os docentes que desejam o utilizar o Moodle, e não somente pelos responsáveis de UCs;
- o docente que realizou a indicação de interesse EaD no período anterior não precisa acessar o formulário novamente;
- o docente que deseja complementar a indicação de interesse EaD deve selecionar as novas UCs, e não deve desmarcar as UCs selecionadas anteriormente;
- o acesso ao Moodle será concedido no dia subsequente à solicitação.

Google ClassRoom:
Todos os docentes da unifesp já possuem acesso à ferramenta através do seu email institucional @unifesp.br. Basta acessar o link https://classroom.google.com/u/0/ e criar suas aulas e turmas.
A Google também disponibilizou um tutorial:
https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt#topic=6020277

Ressaltamos que:
- Os alunos só poderão ingressar nas aulas do google classroom com uma conta @unifesp.br. Oriente-os a criar o login intranet e em seguida um email @unifesp.br. As informações estão disponíveis aqui:
http://sti.sites.unifesp.br/e-mail


Reuniões / Aulas

Há dois serviços disponíveis para realizar reuniões, sejam de trabalho ou conselhos, que estão habilitados para membros da comunidade Unifesp que possuam e-mail com domínio @unifesp.br. Se você ainda não tem um email @unifesp.br siga o tutorial a seguir:http://sti.sites.unifesp.br/servicos/solicitando-o-email-unifesp-br

 - Google Hangouts Meet: está disponível para todos os usuários do G Suite da Unifesp. O recurso pode ser utilizado para realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive. Consulte o guia de referência do Google Hangouts Meet: https://support.google.com/a/users/answer/9282720

 - MConf da RNP: O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. Saiba mais em: http://sti.sites.unifesp.br/servicos/webconferencia

Os dois serviços listados acima devem ser utilizados com a conta institucional, ou seja, @unifesp.br

Interação com Grupos/ Equipes

 - Google Drive
Salve todos os arquivos da equipe em uma pasta no Google Drive ou em drives compartilhados e disponibilize-os instantaneamente. Quando alguém faz uma alteração, o Drive mostra os arquivos que foram alterados. Os membros da equipe podem acessar com segurança os arquivos mais recentes em qualquer dispositivo e a qualquer momento.
Consulte o guia de referência do Google Drive: https://support.google.com/a/users/answer/9282958
Consulte o guia de referência do Google Drive (Drives compartilhados): https://support.google.com/a/users/answer/9299714

 - Google Chat (Antigo Hangouts )
Com o Hangouts Chat, você pode enviar uma mensagem direta para pessoas ou grupos. Podendo fazer perguntas rápidas, colaborar em chats em grupo, criar salas virtuais e muito mais.
Consulte o guia de referência do Google Chat: https://support.google.com/a/users/answer/9300511

 - FileSender@RNP
O serviço FileSender@RNP consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web. A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo.
Maiores informações: http://sti.sites.unifesp.br/servicos/envio-de-grandes-arquivos

Office 365 on-line: Com o Office 365, você tem à disposição uma plataforma de comunicação que oferece acesso a diversas ferramentas de colaboração on-line. Todos os estudantes e professores que possuem email institucional @unifesp da Universidade Federal de São Paulo têm direito a esse benefício. Para mais informações: http://sti.sites.unifesp.br/home/destaques/office-365-on-line

Biblioteca / Repositórios

Diversos acervos estão disponíveis em formato digital. Consulte o acervo das bibliotecas Unifesp no link: https://biblioteca.unifesp.br/biblioteca/index.php
O portal de periódicos também está disponível através da Rede Café da RNP. Mais informações: http://sti.sites.unifesp.br/servicos/portal-de-periodicos

© 2013 a 2020 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001