Nova Plataforma de e-mail e serviços G Suite

Face GSuite

A Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Google, disponibilizou a partir deste mês, novos meios de comunicação e serviços em nuvem para auxiliar alunos e servidores da Unifesp na execução de suas atividades acadêmicas e administrativas. A iniciativa é da Superintendência de Tecnologia da Informação, após aprovação do Comitê Estratégico de TI, que em dezembro de 2018 aprovou a disponibilidade do serviço.

Todos os usuários que possuem conta na intranet terão uma conta criada GSuite, que poderá ser acessada com a mesma senha da intranet. A conta será vinculada diretamente com a intranet e, caso a senha do portal seja trocada, a do e-mail também será.


Além da conta de e-mail, todos os alunos, ex-alunos e servidores terão acesso a:
• Google Drive Ilimitado — permite armazenar, com capacidade ilimitada, documentos em 19 tipos de formatos diferentes.
• Docs — permite criar e editar documentos em compartilhamento com outras pessoas.
• Forms — permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line.
• Spreadsheet — permite criar planilhas de dados.
• Classroom — permite aos docentes e alunos fazerem trabalhos e organizar apresentações de aula e seminários.
• Calendário — permite organizar uma agenda com lembretes.
• Forms — permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line.
• Hangouts — facilita a comunicação por meio de videochamadas e conferências on-line.

O acesso a todas as funcionalidades estará disponível a partir de 02 de maio e se dará após a solicitação na intranet.
Após a migração, para usar os serviços acesse https://apps.google.com/u/2/user/hub e entre com seu endereço de e-mail da unifesp e senha da intranet.

Como solicitar a migração:

O próprio usuário deverá fazer a solicitação se logando na Intranet. Clicar no menu à esquerda e localizar a aplicação: Intranet / Informática / “Solicita Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique no ícone e siga os passos. O sistema solicitará troca de senha. Essa nova senha será a mesma senha do email. Lembre-se que se você utiliza o wifi ou quaisquer sistemas acadêmicos/ administrativos as senhas também serão alteradas.

Imediatamente seu email estará pronto para enviar e receber mensagens. Basta acessar mail.google.com ou webmail.unifesp.br de seu browser.
A caixa postal com as mensagens antigas serão encaminhadas para uma pasta no seu email chamada ANTIGAS.Embora sua conta seja criada imediatamente e já esteja pronta para uso, a cópia das mensagens antigas pode demorar alguns dias para aparecer no gmail.

A Unifesp possui uma política de uso de e-mail. Sua leitura é essencial para que possa utilizar o serviço de maneira correta. Acesse aqui.

Para demais dúvidas acesse: http://sti.sites.unifesp.br/migracao-de-e-mail

Endereçar problemas ou sugestões para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela Central de Serviços de TI (5576-4656).

O prazo para adesão será de 120 dias a contar do início da migração (02/05/2019). Após este período, o acesso ao sistema atual de email será bloqueado.


Acesse aqui o contrato da Unifesp com a G Suite.


Sobre a G Suite.

Gsuite min


Aplicativos disponibilizados pela G Suite.

ferramentas


Política de e-mail institucional da Unifesp.

marca 25anos UniversidadeFederal


 

© 2013 a 2019 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001