Diretoria de Sistemas

  1. Objetivo
  2. Fluxo da Gestão de Demandas de Sistemas

2.1. Identificar demanda na Relação de Sistemas

2.2. Iniciar processo no SEI

2.3. Escolha um tipo de demanda:

2.3.1 – Novo sistema ou manutenção de sistema existente

2.3.2 – Correção de erro em sistema existente

2.4. Encaminhar processo pelo SEI à Diretoria de Sistemas

2.5. Acompanhar Processo pelo SEI

 

  1. Objetivo

 

A Diretoria de Sistemas tem como objetivo apoiar o processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para suprir as demandas acadêmicas (graduação, extensão, pós-graduação, pesquisa e assuntos estudantis), gestão com pessoas e administrativas da UNIFESP.

É a diretoria responsável pela gestão das demandas de desenvolvimento de sistemas, projetos de TI institucionais, manutenção dos mesmos e gestão do catálogo de sistemas.

Dentre as atividades do processo de desenvolvimento que esta diretoria participa, estão:

- Recebimento e verificação do alinhamento estratégico das demandas de sistemas, através do DOD da solicitação, por meio das necessidades de negócio descritas em instrumentos estratégicos, tais como: PDI, PETIC e PDTI;

- Efetuar levantamento de requisitos, utilizando técnica de mapeamento de processos e prototipação, junto aos requisitantes da demanda, a fim de atingir os objetivos do alinhamento estratégico;


- Optar pela compra ou uso de sistema livre (opensource), caso esta seja a melhor opção para atendimento da demanda ou optar por desenvolvimento interno/externo;

- Realizar especificação funcional dos requisitos levantados para acompanhamento e desenvolvimento interno ou contratação de desenvolvimento externo;


- Validar o sistema desenvolvido/adquirido, através de testes em ambiente de desenvolvimento, homologação e produção;

- Inclusão de novos sistemas no catálogo de sistemas;


- Receber e analisar as solicitações de manutenções técnicas, corretivas e evolutivas dos sistemas em operação, quando estas forem solicitadas via os canais de atendimento por documentos de solicitação de demanda (DOD e DRE).

 

  1. Fluxo da Gestão de Demandas de Sistemas

A gestão das demandas solicitadas segue o fluxo a seguir:

imagem do fluxo do processo

2.1. Identificar demanda na Relação de Sistemas

Encontre o sistema na relação abaixo, caso seja de melhoria ou correção de erro:

Sistemas Administrativos

  • ADMINISTRAÇÃO DE LOCAIS
  • CEDEME
  • COLETA
  • CONTROLE DE PORTARIA
  • CONTROLE DE CORRESPONDENCIA
  • COMPRAS
  • CONTRATOS
  • CONVÊNIO
  • ESTOQUE
  • IMOVEIS/TELEFONE
  • IMPORTAÇÃO
  • MANUTENÇÃO
  • PATRIMONIO
  • PLANEJAMENTO/Execução ORÇAMENTARIO
  • PROTOCOLO
  • RESIDUOS
  • TRAMITE
  • TRANSPORTE
  • GESTÃO AMBIENTAL
  • RESTAURANTE UNIVERSITARIO
  • CONTROLE DE PROCESSOS DA PROPLAN
  • CONTROLE DE PROCESSOS DA COMISSÃO PROCESSANTE PERMANENTE
  • CONTROLE DE PROCESSOS DE PROGRESSÃO DOCENTES

Sistemas Especiais

  • CONTROLE DE ESTACIONAMENTO
  • ELEIÇÃO REITOR e VICE REITOR
  • ELEIÇÃO DE CONSELHOS
  • ELEIÇÃO DE DIRETOR ACADÊMICO
  • ELEIÇÃO P/ DIRETORIA DE ENFERMAGEM
  • EAOC
  • Centro de Custo/Localização de Centro de Custo
  • GESCON

Sistemas Recursos Humanos

  • CADASTRO DO SERVIDOR
  • FREQUENCIA
  • BENEFICIOS
  • FINANCEIRO
  • CONCURSO PUBLICO
  • PUBLICADOR EDITAIS DOCS CONCURSO
  • RECURSOS DO CONCURSO
  • CONSULTA SIAPE
  • SIAPE FINANCEIRO
  • ATESTADOS
  • CRACHAS
  • PONTO INTRANET
  • MENSAGERIA PONTO
  • PONTO APH
  • CONSULTA REGISTRO DE PONTO
  • WEB SERVICE BIBLIOTECA CENTRAL
  • CARGA SERVIDOR INTRANET
  • INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS/PROCURA
  • AUTORIZADOS
  • LAUDO AMBIENTAL
  • 30 HORAS
  • CONVERSOR XML (MACRO)
  • DECLARAÇÕES
  • INFERFACE RESIDENTE
  • MOBILIDADE FUNCIONAL
  • ESTAGIO PROBATÓRIO
  • CENSO
  • DADOS CADASTRAIS PROCURADORIA
  • CONSULTA SAHE
  • RECADASTRAMENTO VT
  • BIOMETRIA

Sistemas Acadêmicos

  • SIIU – Sistema Integrado de Informações Universitárias
  • SIIU – Matrícula Única
  • SIIU – Sistema da Graduação
  • Sistema da Pasta Verde
  • SIIU – Sistema dos Cursos Sequenciais
  • Sistema de Registro De Diplomas
  • SIIU – Sistema da Pós-Graduação
  • SIIU – Sistema da Livre Docência
  • Cadastro De Teses
  • Consulta Dados Alunos PG
  • Pré-Matrícula PG
  • Declaração de Rendimento do Bolsista
  • SIIU – Sistema da Residência Médica
  • SIIU – Sistema da Residência Multiprofissional
  • Inscrição + Matrícula da Residência Médica
  • SIIU – Sistema dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento
  • Catálogo Lato Sensu e Área Restrita dos Coordenadores
  • Inscrição + Divulgação resultado Lato Sensu
  • Sistema da UATI
  • SIIU – Sistema Da Extensão
  • Inscrição SIEX
  • SIEX Catálogo Internet
  • Sistema do DAC
  • Sistema GRU Contabilidade
  • Ficha de Avaliação de Riscos
  • Sistema da Capacitação
  • Inscrição da Capacitação
  • Sistema do CENENF
  • Portal Acadêmico – Controle de Bolsas PRAE
  • Atualização Cadastral Aluno (Intranet)
  • Media: Catalogo_de_Serviços2.pdf |Catálogo de Serviços Equipe Acadêmico
  • Acompanhamento
  • PRÉ MATRÍCULA
  • REMATRÍCULA

2.2. Iniciar processo no SEI

A solicitação deverá ser feita no Sistema SEI, em Iniciar Processo, selecionando o tipo de processo STI – DESENVOLVIMENTO / MANUTENÇÃO DE SISTEMAS, conforme imagem abaixo:

imagem do SEI para iniciar processo

2.3. Escolha um tipo de demanda:

 

Estão disponíveis dois tipos de demandas:

 

2.3.1 – Novo sistema ou melhoria de sistema existente

Para solicitar novo sistema ou a melhoria* de sistema já existente, deve-se gerar o documento no sistema SEI:

  • STI - Documento de Oficialização da Demanda (DOD).

* Melhoria significa uma nova funcionalidade que o sistema não possui. Exemplo: atender à mudança de legislação; novos relatórios; acrescentar campos novos; etc.

imagem do SEI para gerar documento DOD

2.3.2 – Correção de erro em sistema existente

Para solicitar correção de erro** em sistema já existente, deve-se gerar o documento no sistema SEI:

  • STI - Documento de Registro de Erro (DRE).

** Erro significa mau funcionamento de funcionalidades existentes. Exemplo: erro na emissão do relatório; erro no dado apresentado; erro de execução; etc. 

imagem do SEI para gerar documento DRE

2.4. Encaminhar processo pelo SEI à Diretoria de Sistemas

 

Deve-se escolher a unidade: STI – Diretoria Sistemas e clicar em Enviar.

imagem do SEI para escolha de unidade

 

2.5. Acompanhar Processo pelo SEI

Deve-se acessar o SEI para realizar o acompanhamento do processo para sua finalização.

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